MINAS RECEBE A TAP PORTUGAL




14.02.2008 - CNF ao vivo.

Uma matéria como essa não poderia começar de outra forma senão relembrando a transferência dos vôos da Pampulha para Confins. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves teve seu destino mudado para sempre em 2005 quando passou a ser o principal portal de Minas Gerais. Isso obviamente foi decisivo mas foi apenas o primeiro passo de uma caminhada que vai sem dúvida mudar a forma como Belo Horizonte é vista nacional e internacionalmente. E não poderia ter começado de forma melhor, recebendo quase que de imediato a operação de três vôos diários para Buenos Aires, com escala é verdade, mas muito mais cômodo do que uma conexão. No entanto um grande passo está sendo dado a partir de agora: Belo Horizonte ganha seu primeiro vôo non stop para a Europa, nas asas da tradicional TAP Portugal. Estivemos em Confins no dia 11 de fevereiro para conferir a festa que Minas preparou para receber o primeiro Lisboa-Belo Horizonte.

O LANÇAMENTO

Há muitos anos a TAP vinha manifestando interesse na nossa capital dentro da sua expansão no Brasil. Nosso país se tornou parte de Portugal com essa invasão, no bom sentido, da companhia presidida por Fernando Pinto. Com o lançamento de Lisboa-Brasília e agora Lisboa-Belo Horizonte a TAP passa a marcar presença em nada menos que 8 capitais. A capital federal ganhou seu vôo em julho de 2007, o que de certa forma esfriou a expectativa de Belo Horizonte, afinal era esperado que a companhia aguardasse a consolidação da nova base e que então lançasse novos vôos dentro de 1 ano ou mais. Mas a TAP surpreendeu e em outubro, apenas 3 meses depois, deu a notícia que os mineiros esperavam há décadas: LIS-CNF-LIS non stop 5 vezes por semana a partir de 11 de fevereiro de 2008.

TAP vai voar cinco vezes por semana para Belo Horizonte

Presstur 10-10-2007 (16h49) - A TAP anunciou hoje que a partir de 11 de Fevereiro vai operar cinco voos por semana para Belo Horizonte, no estado brasileiro de Minas Gerais, passando a voar para oito destinos naquele país.Actualmente a companhia aérea voa para Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A 9 de Julho passado, a TAP deu início à primeira ligação directa entre Lisboa e a capital federal brasileira, Brasília.

A festa estava por vir e já tinhamos a data marcada na agenda. Aliás é justo lembrar do belo trabalho que a Setur-MG vem fazendo, através da secretária de turismo Érica Drumond. Nosso estado sempre foi forte, com demandas não atendidas, belezas não encontradas em praias, entre outras várias surpresas mas pecava na hora de transmitir o convite para o mundo. Essa gestão vem aplicando isso de forma exemplar, dando o empurrão que Minas precisava para desenvolver, crescer no turismo de negócios e de lazer e isso passa por oferecer ligações rápidas e eficientes para dentro e fora do país. A resposta foi imediata e em janeiro a TAP já registrava 11 mil reservas para a rota.

É CHEGADO O DIA - SEGUNDA FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2008


Na semana anterior o assunto era só um, o novo vôo da TAP. A Setur-MG preparou uma grande festa que uniu a cultura portuguesa com a mineira. O aeroporto estava completamente decorado com artesanatos típicos, faixas de boas vindas e tudo mais. Pelo saguão desfilavam grupos musicais, o que nos deu a sensação naquela tarde de realmente estar em Lisboa.


Portal de boas vindas no acesso ao saguão


O painel já confirmava a chegada


E no saguão a festa seguia, já focada no desembarque internacional



Estávamos ainda em torno das 14 horas mas o saguão estava lotado e o terraço já estava cheio. Muitos passageiros da TAP aproveitando a honra de estar nessa festa, muita imprensa, muitos visitantes e nós, os entusiastas, ocupando nosso espaço próximo ao finger 09 (as operações internacionais em CNF são feitas nas posições 07, 08 e 09). A expectativa era tanta que nem um B767-300F da Florida West, bastante perseguido por nós, foi capaz de prender a atenção por muito tempo.


No check in ainda havia uma movimentação considerável


No restante do aeroporto um grande movimento pessoas e veículos

Foi então que pouco depois das 17:30 a atenção se focou num só ponto, a final da pista 16. Lá vinha ele, com a inconfundível atitude de um Airbus. Alguns segundos depois tocava macio o solo mineiro o primeiro TP139, executado pelo A330-200 de matrícula CS-TOF, batizado de Infante D. Henrique. Após o taxi via Hotel, Alfa e Echo a aeronave ingressou no pátio e foi recebida com a famosa cortina d'agua. Um cena apreciada por um incontável número de visitantes, autoridades e funcionários, e que foi inesquecível.







Encostado na posição 09 o A330 foi então alvo da avalanche de rampa, já que logo partiria de volta à Portugal. Dentro do terminal era iniciada uma grande solenidade com a participação de executivos da TAP, como Fernando Pinto, Luiz Gama Mor e Mário Carvalho, além de autoridades como o vice governador de MG Antônio Anastasia, a secretária de turismo Érica Drumond e a presidente da Embratur, Jeanine Pires.


(Vídeo por Marketing TAP)

Nessa altura os passageiros do retorno, o primeiro TP138 CNF-LIS, já estavam acomodados na sala de embarque internacional, área esta que foi reformada pela Infraero com o objetivo de atender essa nova fase do aeroporto. Inclusive o free shop desta ala ainda estava em obras, deixando o público um pouco chateado. Já a loja do desembarque estava pronta, o que garantiu várias das famosas sacolinhas vermelhas circulando pelo saguão.


Somente depois que foi finalizado o check in é que foi possível uma foto dos balcões

Graças ao evento que se tornou essa inauguração o vôo estava atrasado. O horário padrão de partida (STD) era 19:00 mas a aeronave não dava grandes sinais de que estava indo embora. Quase 1 hora depois a tripulação lançava mão do switch acionando a beacon light. Em seguida o trator empurrava o A330 e a platéia começava a ouvir os motores. Ainda operando a cabeceira 16, o CS-TOF foi autorizado a taxiar ao ponto de espera, via Echo e Alfa. Decolagem autorizada, e após uma boa corrida pudemos assistir um momento histórico, o A330-200 deixava o solo mineiro dando início ao primeiro Belo Horizonte-Lisboa sem escalas.

Que a nova ligação seja de muito sucesso e que em breve o mercado justifique a operação da sexta e da sétima frequência, nos ligando assim diariamente com a Europa. Parabéns à TAP Portugal por confiar em Minas Gerais.

© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.

3 comentários:

√ﺜиﺜ¢ﺜυ$ disse...

adoro o seu blog
cnf aovivo
gostaria de manter contato com vcs.
meu e-mail:
vinhozinho.pl@hotmail.com

vlw
até +.

√ﺜиﺜ¢ﺜυ$ disse...

adoro o seu blog
cnf aovivo
gostaria de manter contato com vcs.
meu e-mail:
vinhozinho.pl@hotmail.com

vlw
até +.

Unknown disse...

show de bola adoro....vlw
abraçoss...