Flight Report - Gol 1759



O CNF ao vivo traz hoje um flight report de um dos voos mais antigos da Gol Linhas Aéreas em Belo Horizonte: o G3 1759 para Campinas, que opera desde os tempos da Pampulha e resistiu às várias mudanças de numeração promovidas ao longo do tempo pela companhia. Acompanhe conosco.


Por Lucas Coacci.

Meu compromisso era na verdade na capital paulista, mas como estava difícil encontrar lugares disponíveis com horários adequados para Congonhas e Guarulhos, acabei optando por Campinas. Cheguei ao aeroporto pouco depois das 17:00, já um tanto atrasado para um voo marcado para às 17:50. Dirigi-me rapidamente ao setor doméstico, onde estão localizados os balcões da Gol e ainda distante já percebi que teria problemas. O movimento era intenso e as filas enormes, muita gente embarcando com a companhia naquele final de tarde de sexta-feira. Não havia outra maneira senão me apresentar ao atendente, que me deu a prioridade para emissão do cartão e despacho da bagagem. Fui nada menos que o último passageiro a fazer o check in para o voo 1759.

Subi rapidamente para o setor de embarque B, localizado no mezanino, passei rapidamente pelo raio-x e segui direto para a aeronave, que ocupava a posição 04. Para cumprir a etapa até Campinas o Boeing 737-300, matrícula PR-GLD, estava escalado. Trata-se de um veterano, fabricado e entregue à United Airlines em 1988 e que desde 2004 voa na Gol, configurado com 141 assentos. Apesar da idade, a conservação agrada e realmente não aparenta ser uma aeronave que acumula mais de 20 anos de serviço.





Tomei meu assento, 21A, e percebi que assim como no check in, fui um dos últimos a embarcar, já bem em cima do horário de saída do nosso voo. Embarque encerrado às 17:49 e alguns minutos depois iniciamos o push back com todos os assentos ocupados. Prosseguimos pelas taxiways Echo e Alfa até o ponto de espera da pista 16, onde aguardamos a passagem de um HS-125 do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), que fazia a conferência do ILS. O relógio marcava 18:11 quando o PR-GLD alinhou e iniciou sua corrida de decolagem, subindo no perfil Confins 1, com curva inicialmente à direita e depois à esquerda com bloqueio do VOR CNF.



Ponto de espera da pista 16 em Confins.

Às 18:32 já estávamos estabilizados no FL360 (36.000 pés de altitude). Nesse momento me veio a lembrança dos tempos em que o -300 era uma das estrelas da frota de Varig, Vasp e Transbrasil. Hoje prevalecem os Next Generation, mas vale dizer que comparando aeronaves da Gol, este classic ganha com folga dos novíssimos Boeing 737-800SFP em termos de espaço entre poltronas. De toda forma o espaço lateral é apertado e como na poltrona do meio havia um senhor de porte mais avantajado, acabei ficando com os braços apertados.



O pitch não é dos melhores, mas sem surpresas.


O serviço de bordo já estava em andamento e não trazia nada de novo. Eram oferecidos os já tradicionais biscoitos de ervas finas, além de refrigerantes e sucos. É melhor do que nada, mas espero que o conceito do Buy On Board, que é a venda de lanches mais elaborados, seja ampliado para os demais voos da companhia. Embora os preços não sejam dos mais baratos, ao menos fica garantida ao passageiro a chance de escolher um lanche que melhor lhe atenda.





Já estávamos em descida para o Aeroporto Internacional de Viracopos quando o serviço de bordo foi finalizado com as também já tradicionais balas “7Belo”, oferecidas como sobremesa. Às 18:55 as luzes da cabine foram reduzidas para o pouso, e às 19:04 tocamos o solo em Campinas, seguido de um longo taxi até a posição 05 do pátio principal.



Instruções de segurança em cartão dupla face.


Já no pátio em Viracopos.


Avaliação:

Reserva/Compra: Excelente.
A Gol possui um sistema bem adequado, que recentemente foi aprimorado com os novos perfis de tarifa Livre, Flexível, Programada e Promocional. O processo de compra é ágil.

Check-In: Excelente.
Apesar da grande fila os atendentes souberam administrar a situação, dando prioridade aos passageiros de voos cujo horário era mais apertado. Todos sabemos da antecedência no embarque mas imprevistos acontecem.

Embarque: Excelente.
O movimento no horário era grande mas o raio-x deu conta da demanda. Não havia fila e o fluxo era normal na entrada da sala.

Assento: Bom.
O espaço entre as poltronas é mesmo restrito, mas quem compra um bilhete da Gol já sabe o que vai encontrar. No Boeing 737-300 a sensação de conforto parece melhor que nos demais modelos da frota.

Entretenimento: Bom.
Nada de programas mas a revista de bordo é bem feita.

Serviço dos comissários: Excelente.
Prestaram um bom serviço, eficiente e cordial.

Refeições: Razoável.
A barrinha de cereal era mais saborosa do que esses biscoitinhos. De toda forma a única saída para esse assunto é mesmo a venda de lanches mais variados durante o voo.

Bebidas: Bom.
A companhia não serve bebidas alcoólicas mas as opções são variadas.

Desembarque: Excelente.
O Aeroporto Internacional de Viracopos não é exatamente um exemplo de terminal mas o desembarque, num horário de menor movimento, atendeu bem.

Pontualidade: Excelente.
Bem pontual. Menos de 15 minutos de atraso na partida e pouso com somente 4 minutos de atraso.


Mais uma vez a Gol Linhas Aéreas cumpriu bem sua proposta. A companhia não oferece um serviço sofisticado, mas faz o que o passageiro espera, voando com pontualidade e qualidade.


© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.



Voltar a página inicial

6 comentários:

Rodrigo disse...

Muito bom o seu FR Lucas. E a Gol está de parabéns, com esse atendimento. O B733 é show d++ pena que daqui uns anos ele vai embora da Gol.

SkyLiner disse...

Lucas, esqueceu de colocar: "Hospedagem pós-flight report: EXCELENTE!" "Atendimento pra aprender a andar no metrô de SP": Excelente! Hahaha! Abs!

Vinicius disse...

Excelente FR Lucas.
Cara, tomara que um dia poder contribuir com o Blog com alguma reportagem do tipo, ahh, como eu sonho om o dia que entrarei num avião.

Henrique disse...

O GLD foi o primeiro avião que voei... (:
Saudades...

Meio Aéreo disse...

Gostaríamos de sugerir a parceria entre nossos blogs.

Estamos montando um página exclusiva para divulgação de blogs sobre aviação.

Poderia entrar em contato?
Envie e-mail para nós com nome e link do blog. Caso tenha um banner será aceito também.

Portal Meio Aéreo

marcos disse...

boa tarde maisa/gruki ,imformo que a varios dias estou tentando mandar um fax para o n" 24454311 para imformar os orçamentos e não consigo,hoje mais o menos 16.00 hs consegui ,mas não consigo comfirmação do mesmo,espero que entre em contato comigo o mais rapido possivel,pois preciso de minha mala ,obrigado pela atenção. o11-99563658 - 011-78397982