TAM recebe mais um Boeing 777



Chegou ao Brasil na manhã da última sexta-feira o mais novo integrante da frota da TAM Linhas Aéreas, o seu quinto Boeing 777-300ER. Conheça a aeronave em mais uma cobertura exclusiva.


01.09.2012 - CNF ao vivo.


O Boeing 777

Lançado na década de 90, o Boeing 777 é hoje um dos wide bodies de maior sucesso no mundo. O jato foi concebido como uma alternativa entre os Boeing 767 e 747-400, ambos projetados na década de 80. Com os motores mais potentes já produzidos, os Triple Seven ganharam rapidamente o mercado de voos de longa duração com a versão -200, que entrou em serviço em 1995 com a United Airlines, e a versão -300, em 1998 com a Cathay Pacific.

Mais tarde em 2006 a Boeing lançou a versão -200LR (Long Range), capaz de voar até 17 mil quilômetros. O primeiro cliente foi a Pakistan International Airlines (PIA). Em 2008 foi a vez da versão cargueira, com o primeiro exemplar operado pela Air France Cargo. Somente este ano a Boeing já entregou quase 50 Boeing 777.


Flagship

A TAM recebeu seus primeiros Boeing 777 em 2008, que foram introduzidos nos voos de São Paulo para Santiago, Londres e Frankfurt. O modelo veio completar a frota da companhia, que tinha como maior aeronave até então os Airbus A330, configurados para 223 passageiros. Os Triple Seven permitiram que fosse dada a resposta aos excelentes resultados que vinham sendo obtidos no Chile, Inglaterra e Alemanha. A encomenda inicial foi de quatro aeronaves, que receberam as matrículas PT-MUA, MUB, MUC e MUD. São configurados em três classes, totalizando 362 assentos.

Até 2014 a TAM deverá contar com 12 B777-300ER na frota. Com o quinto (PT-MUE) e o sexto jato (PT-MUF), que será entregue em setembro, a companhia passa a operar o modelo também nos voos de São Paulo para Miami e Nova Iorque.


O quinto Triple Seven

O primeiro registro do PT-MUE foi feito em 16 de julho, pelo site PaineAirport.com. A aeronave foi vista ainda sem pintura, iniciando os primeiros testes. No início de agosto o jato voou até Portland, onde recebeu a pintura completa, retornando a Everett em 08 de agosto. Após isso foram realizados diversos voos de teste, procedimento padrão da Boeing. Finalmente na última quinta-feira (30/08) a aeronave estava pronta para partir com destino a Belo Horizonte.



Fotos por PaineAirport.com e Sabian404. Clique para acessar a foto original.


PT-MUE pousando em Everett após voo de teste. Vídeo por SkylinePhotoPAE


As 17:20 (horário de Brasília) o PT-MUE deixou a fábrica da Boeing em Everett (EUA) cumprindo o voo JJ9400 direto para Confins. O trajeto durou cerca de 12 horas e às 05:40 desta sexta-feira (31/08) o jato tocou o solo mineiro, prosseguindo para o pátio do terminal de carga aérea (TECA).






Durante todo o dia foram feitos os procedimentos de nacionalização da aeronave e às 23:40 o PT-MUE partiu com destino a São Paulo/Guarulhos, onde vai aguardar a programação para início das operações. No próximo dia 19 a TAM deverá receber outro Boeing 777 em Confins, o PT-MUF.










O CNF ao vivo agradece à assessoria de comunicação - Infraero CF e demais colaboradores que tornaram possível esta cobertura.

Votar ao início

7 comentários:

T-6D disse...

Reportagem Espetacular . Registro magistral da chegada do 777 ao Aeroporto Intl Tancredo Neves.
Parabéns ao CNF ao Vivo por nos disponibilizar informaçoes importantes sobre a Aviação.

FernandoHenrique disse...

Excelente!!!

Diego Junior disse...

Aquelas fotos sao da primeira classe? A tam mudou os assentos de toda a aeronave?

Mathieu disse...

Que ave! Pena não termos um vídeo registrando a hora que esse gigante tocou o solo das terras mineiras!

Vlw ao pessoal do "CNF ao vivo" pelo registro...

CMS Mathieu - "AvGas nas veias"

Nicholas773 disse...

Aquela é a primeira classe sim. A TAM contratou a Priestmangoode para renovar seus interiores e serviços. Esse avião tem as novas primeira classe e classe econômica. Com pode ser visto a executiva permanece exatamente igual. Os novos assento vão vir mais tarde (por volta do segundo semestre do ano que vem) por causa de um problema com o fabricante. Eles serão tipo lie-flat na configuração 2-4-2

Jorlan Antonio disse...

LINDA AERONAVE.

. disse...

Olá, gostaria de saber se o novo Boeing 777 da TAM,recebido no final do segundo semestre de 2012, com nova First Class e Economy Class estará disponivel na rota GRU(Guarulhos)-MIA(Miami) no voo JJ 8094 e JJ 8095.
Obrigado a todos!