Azul inaugura simulador de voo



A Azul Linhas Aéreas inaugurou oficialmente na última quarta-feira (05) o seu simulador de voo, instalado na sede da companhia. Acompanhe conosco mais essa cobertura especial.


07.05.2011 - CNF ao vivo.


O simulador

O equipamento modelo Level D FFS, fabricado nos Estados Unidos, foi adquirido a um custo de US$ 11 milhões e deverá atender as necessidades da Azul plenamente até 2012, quando será necessário adquirir outro. Segundo o Cmte. Álvaro Neto, chefe de operações da companhia, o simulador trabalha 20 horas por dia, em 5 sessões de 4 horas cada, que serão destinadas ao treinamento dos tripulantes da Azul e de outras companhias aéreas.


Entrada principal da sede administrativa na Azuville (esq.) e mock-up do Embraer 190/195.


O simulador de voo completa um projeto chamado de Universidade Azul (UniAzul), que consiste num centro capaz de treinar todos os tripulantes técnicos e de cabine na velocidade que o crescimento da Azul vai exigir nos próximos anos. Além do simulador, o centro conta com um mock-up da cabine de passageiros do Embraer 190/195, destinado a treinamento de comissários.

Atualmente, a Azul é a única companhia aérea no Brasil a possuir simulador próprio. A certificação do equipamento saiu no começo do ano, quando o simulador começou a ser usado para treinar os mais de 150 pilotos da companhia e de outras empresas que utilizam as aeronaves da família E190, como Trip, LAM (Moçambique) e a própria Embraer. A Força Aérea Brasileira também deverá utilizar o em breve o equipamento para treinamento de pilotos dos recém adquiridos VC-2, versão do Embraer 190 que é utilizada pelo Grupo Especial de Transporte (GTE).



Cockpit do simulador e painéis de controle.


O evento

Embora já esteja em funcionamento há algumas semanas, o simulador foi lançado oficialmente na última quarta-feira (05), com a presença dos principais executivos da Azul, incluindo David Neeleman, CEO da companhia, além de outros funcionários e convidados. A UniAzul está localizada na sede da companhia, chamada de Azulville. A estrutura fica em Alphaville, na cidade de Barueri-SP.

O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, abriu a cerimônia contando um pouco sobre a trajetória da companhia nesses 16 meses de existência e ressaltou a importância e o investimento do centro. Em seguida o presidente executivo, Pedro Janot, agradeceu a presença de todos e o apoio que vem sendo dado ao crescimento da companhia.

Para oficializar a inauguração, três comandantes da Azul, entre eles o chefe de operações Cmte. Álvaro Neto, conduziram uma demonstração de voo, decolando do Aeroporto Santos Dumont, sobrevoando o Rio de Janeiro e retornando à origem.




Após uma demonstração com sobrevoo do Rio de Janeiro, os comandantes da Azul são conduzidos pelas "Blue Angels" até o palco.


O discurso mais esperado foi mesmo o de David Neeleman. O empresário falou sobre suas motivações ao resolver criar uma companhia aérea no Brasil e como sua proposta se encaixa no mercado nacional, através de um modelo explorado fora da maior capital do país, baseado em Campinas, no Aeroporto Internacional Viracopos, cujo crescimento em 2009 superou 200%.

Apesar de agradecer o empenho das autoridades, David Neeleman não poupou críticas à Infraero. Segundo ele, no ritmo atual dos investimentos e das medidas colocadas em prática, o crescimento da aviação nacional tende a se estagnar nos próximos anos, podendo chegar a uma situação crítica durante os eventos que estão por vir, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Para David o Brasil tem muitos motivos para buscar uma infraestrutura de ponta nos aeroportos, mas falta agilidade por parte do governo federal. Disse ainda que as entidades empresariais, os membros do trade e principais representantes do turismo do país precisam discutir mais o tema e chamar atenção das autoridades de forma mais firme.



Os tripulantes da "nave Azul" (esq.) e os executivos Miguel Dau, David Neeleman, Pedro Janot e Gianfranco Beting.


Outras novidades

O mês de abril marcou a entrada da Azul no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De lá parte aos sábados um voo direto para Porto Seguro. A cidade do sul da Bahia também ganhou voos diretos para Belo Horizonte e Campinas.

No mês de junho a companhia inicia seus voos entre Campinas e Cuiabá, com 3 frequências diárias em cada sentido. Em julho é a vez do lançamento de voos diretos de Belo Horizonte para Porto Alegre, Recife e Fortaleza. A capital federal também passará a receber os voos da Azul. A partir de 15 de julho a rota Campinas-Brasília será atendida com 4 voos por dia em cada sentido durante a semana e 3 voos nos finais de semana.

Além das novas operações, a companhia lançou a AzulViagens, que comercializa pacotes turísticos completos para as principais cidades onde atua.




No sentido horário, visão geral do simulador, David Neeleman posando no cockpit, os quadros de valores da Azul e os convidados após a cerimônia.



© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.


< Voltar ao início

6 comentários:

Igor disse...

Parabéns à dupla por mais uma cobertura espetacular!
Ka kite ano

Unknown disse...

A qualidade e o ponto forte do CNF ao vivo! em reportagens.

Parabens ah todo staff.

PFC disse...

Bacana! Parabéns pela cobertura!

T-6D disse...

A cada reportagem especial fica claro o talento do CNF ao Vivo na cobertura destes eventos , bem como na condução dos topicos criados a cada fato importante ocorrido envolvendo direta ou indiretamente o Aeroporto de Confins.
Reportagem centrada e bem clara.
Realmente estão no caminho certo , seja nas fotos e nos textos.
Parabéns.

Blog Paixão por Voar disse...

husauhsaus, um dia simularei lá *___*

Unknown disse...

Parabéns a equipe do CNF AO VIVO. É bonito acompanhar de perto o sucesso deste site. Mais sucesso aos amigos!