Maquete eletrônica (Engevix S/A)
17.11.2010 - CNF ao vivo.
A Infraero divulgou no último dia 8 o edital de licitação para a execução das obras de reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. O projeto executivo, que levou cerca de 1 ano para ser elaborado, prevê profundas modificações em todas as áreas do terminal com o objetivo de adequá-lo a parâmetros mais modernos.
A empresa responsável pelo projeto, Engevix S/A, produziu uma apresentação apontando as principais mudanças (clique aqui para acessar). O CNF ao vivo analisou o edital e traz os comentários sobre essa intervenção, que será a maior já feita no aeroporto desde a sua inauguração.
O novo Terminal 1
Segundo algumas plantas disponibilizadas no edital, o atual terraço panorâmico passará a abrigar toda a parte administrativa da Infraero, restando apenas uma pequena parte destinada a observação das aeronaves, onde estará também a nova praça de alimentação.
No piso mezanino o espaço ocupado hoje por lojas e pelo corredor de circulação será incorporado às salas de embarque, gerando um espaço adicional que deve ampliar sensivelmente a capacidade. A parte administrativa, que hoje ocupa grande área, dará lugar aos pontos comerciais.
No térreo estarão provavelmente as modificações mais profundas do projeto. Os balcões de check-in serão construídos no modelo ilha (utilizado no terminal 2 do Galeão, no Rio de Janeiro), com dois conjuntos de 32 posições cada, um na ala internacional e outro na ala doméstica, totalizando 64 balcões (atualmente são 42). A bagagem será conduzida até área de manejo através de esteiras subterrâneas.
Plantas Terraço (esq.) e Mezanino (clique para ampliar). Por Engevix S/A.
As ilhas que hoje são ocupadas pelos banheiros, pelas locadoras de veículos e lojas das companhias aéreas serão demolidas e os pontos comerciais espalhados pelo saguão. O acesso será feito através de portas automáticas em diversos pontos e não mais pelo modelo de saguão aberto como é hoje. A parte aberta, por cima da via de veículos, será fechada com cobertura mesclando estrutura metálica com vidros, completando a cobertura total do terminal em apenas um módulo.
As vias de acesso ao terminal estarão localizadas na parte de fora, onde hoje é área do estacionamento. Serão vias separadas, uma conduzindo ao saguão e outra as entradas do estacionamento, permitindo uma melhor organização do fluxo. O atual centro comercial continuará existindo, mesclando lojas com unidades dos órgãos públicos, pontos de apoio e uma considerável área destinada aos chamados BVRI (Balcões de vendas, reservas e informações).
As áreas de desembarque doméstico e internacional também deverão ganhar uma sensível ampliação, avançando para dentro do saguão. O número de esteiras de restituição de bagagens permanecerá o mesmo, embora esteja prevista a troca desses equipamentos.
Planta Térreo (esq.) e corte lateral do terminal (Clique para ampliar). Por Engevix S/A.
As pontes de embarque também serão substituídas. O projeto prevê a troca dos nove fingers utilizados hoje, por outros mais modernos, com laterais de vidro e de mobilidade plena (hoje somente as posições 8 e 9 contam com pontes totalmente móveis).
A ligação entre os pisos do terminal será feita através de 10 escadas rolantes, 13 elevadores, sendo 6 deles panorâmicos, além das escadas convencionais. O terminal será totalmente renovado, com previsão de troca dos mais diversos itens.
Ponte do tipo "Apron Drive" semelhante ao que será utilizado em Confins.
Novo pátio e ampliação da pista
Incluída num outro edital anterior ao do terminal, a parte operacional do Aeroporto Internacional Tancredo Neves também ganhará ampliações. Será construído um novo pátio, com capacidade para cerca de 20 aeronaves. A pista de pouso e decolagem será ampliada de 3000x45m para 3.600x45. Novas pistas de taxi serão construídas para permitir que as aeronaves livrem a pista mais rapidamente após o pouso. As que já existem serão alargadas ou redesenhadas para comportar melhor o fluxo.
Ao todo a área de pátios vai saltar de 86.000 m² para 300.600 m². Essas ampliações estão na fase de liberação ambiental. Assim como as obras do terminal, as intervenções na área operacional deverão estar prontas no final de 2013. A previsão de investimento nas obras do terminal, pátios e pista é da ordem de 408 milhões de reais.
Planta do sítio aeroportuário após as ampliações.
Acesse o edital da obra de reforma e modernização do terminal no site da Infraero, clique aqui.
© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
Voltar ao início
A empresa responsável pelo projeto, Engevix S/A, produziu uma apresentação apontando as principais mudanças (clique aqui para acessar). O CNF ao vivo analisou o edital e traz os comentários sobre essa intervenção, que será a maior já feita no aeroporto desde a sua inauguração.
O novo Terminal 1
Segundo algumas plantas disponibilizadas no edital, o atual terraço panorâmico passará a abrigar toda a parte administrativa da Infraero, restando apenas uma pequena parte destinada a observação das aeronaves, onde estará também a nova praça de alimentação.
No piso mezanino o espaço ocupado hoje por lojas e pelo corredor de circulação será incorporado às salas de embarque, gerando um espaço adicional que deve ampliar sensivelmente a capacidade. A parte administrativa, que hoje ocupa grande área, dará lugar aos pontos comerciais.
No térreo estarão provavelmente as modificações mais profundas do projeto. Os balcões de check-in serão construídos no modelo ilha (utilizado no terminal 2 do Galeão, no Rio de Janeiro), com dois conjuntos de 32 posições cada, um na ala internacional e outro na ala doméstica, totalizando 64 balcões (atualmente são 42). A bagagem será conduzida até área de manejo através de esteiras subterrâneas.
Plantas Terraço (esq.) e Mezanino (clique para ampliar). Por Engevix S/A.
As ilhas que hoje são ocupadas pelos banheiros, pelas locadoras de veículos e lojas das companhias aéreas serão demolidas e os pontos comerciais espalhados pelo saguão. O acesso será feito através de portas automáticas em diversos pontos e não mais pelo modelo de saguão aberto como é hoje. A parte aberta, por cima da via de veículos, será fechada com cobertura mesclando estrutura metálica com vidros, completando a cobertura total do terminal em apenas um módulo.
As vias de acesso ao terminal estarão localizadas na parte de fora, onde hoje é área do estacionamento. Serão vias separadas, uma conduzindo ao saguão e outra as entradas do estacionamento, permitindo uma melhor organização do fluxo. O atual centro comercial continuará existindo, mesclando lojas com unidades dos órgãos públicos, pontos de apoio e uma considerável área destinada aos chamados BVRI (Balcões de vendas, reservas e informações).
As áreas de desembarque doméstico e internacional também deverão ganhar uma sensível ampliação, avançando para dentro do saguão. O número de esteiras de restituição de bagagens permanecerá o mesmo, embora esteja prevista a troca desses equipamentos.
Planta Térreo (esq.) e corte lateral do terminal (Clique para ampliar). Por Engevix S/A.
As pontes de embarque também serão substituídas. O projeto prevê a troca dos nove fingers utilizados hoje, por outros mais modernos, com laterais de vidro e de mobilidade plena (hoje somente as posições 8 e 9 contam com pontes totalmente móveis).
A ligação entre os pisos do terminal será feita através de 10 escadas rolantes, 13 elevadores, sendo 6 deles panorâmicos, além das escadas convencionais. O terminal será totalmente renovado, com previsão de troca dos mais diversos itens.
Segundo a Infraero, a previsão é que após as obras a área do terminal passe de 60.305m² para 67.675 m², elevando a capacidade de 5 para 8,5 milhões de passageiros/ano, movimento que deve ser registrado até 2014. O prazo estimado para a conclusão das obras é outubro de 2013.
Ponte do tipo "Apron Drive" semelhante ao que será utilizado em Confins.
Novo pátio e ampliação da pista
Incluída num outro edital anterior ao do terminal, a parte operacional do Aeroporto Internacional Tancredo Neves também ganhará ampliações. Será construído um novo pátio, com capacidade para cerca de 20 aeronaves. A pista de pouso e decolagem será ampliada de 3000x45m para 3.600x45. Novas pistas de taxi serão construídas para permitir que as aeronaves livrem a pista mais rapidamente após o pouso. As que já existem serão alargadas ou redesenhadas para comportar melhor o fluxo.
Ao todo a área de pátios vai saltar de 86.000 m² para 300.600 m². Essas ampliações estão na fase de liberação ambiental. Assim como as obras do terminal, as intervenções na área operacional deverão estar prontas no final de 2013. A previsão de investimento nas obras do terminal, pátios e pista é da ordem de 408 milhões de reais.
Planta do sítio aeroportuário após as ampliações.
Acesse o edital da obra de reforma e modernização do terminal no site da Infraero, clique aqui.
© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
Voltar ao início
25 comentários:
Muito Legal a matéria Parabéns.
Agora sim eu entendi o que realmente vai ser feito no AITN.
Eu achei uma pena que maior parte do terraço seja oucupada pela administração, poruq o terraço é o melhor spotting point de CNF e ainda CNF é um dos poucos Aeroportos Internacionais do Mundo que possuem algo parecido(grandes Aeroportos como LHR,JFK e CDG não possuem).
Só não condegui entender como a Infraero vai conseguir ampliar tanto a capacidade de passageiros/ano apenas fazendo pequenas ampliações nas salas de desembarque/embarque domésticas e internacionais
Ué... não haverá mais pontes para embarque/desembarque?
sem terminal 2? lamentável
A infraero é administradora do aeroporto, não é a dona. Instalar a administração do aeroporto no terraço panoramico é um absurdo. Existe um espaço gigantesco no subsolo do aeroporto. O terraço panoramico é nosso , do contribuinte, do usuario, façam dele uma área de lazer com lojas e praça de alimentação.
O ponto negativo é esse da administração no terraço. O mesmo deveria ser totalmente aproveitado para o público: certo que haverá outros restaurantes e lanchonetes nos outros pisos, mas essa praça de alimentação ficou muito pequena.
Outros detalhes ficaram bons: manter o terminal aberto (sem necessidade de ar condicionado no saguão), aparentemente vão manter a rampa circular e escadas originais, novas pontes de embarque, via diferenciada para estacionamento.
Deveriam fazer um cronograma já priorizando a construção do TPS2 assim que concluirem a ampliação do terminal 1...
Como assim? Vão roubar nosso terraço!E eu que pensava que não tinha coisa pior que a TAM... Será que nao tem como nós fazermos uma greve pra mudar essa área administrativa? E não gostei muito da reforma, vamos perder nosso elefante branco!!! Xô estilo americanizado de aeroportos! Quero nosso aeroporto amplo e tropical...
Parabéns ao CNF ao Vivo pela informação passada de forma direta e completa.
Fica-se a impressão que a Infraero está adotando a mentalidade de Shopping Aeroporto ao inves de priorizar a função inicial que seria um conforto maior para os passageiros. Sem a construção do 2º Terminal fica muito dificil de se conseguir isso .
Temo que haja algum projeto secreto de abertura da Pampulha lá pelos anos de 2013/2014.
Essa Infraero é mixuruca mesmo, né?! Muito sem noção. Primeiro pq formulou um projetinho sem graça como esse para uma aeroporto com "crecimento chinês". Segundo pq ela segue com esse conceito R-I-D-Í-C-U-L-O de aeroshopping. Ninguem merece!!!!
Meu, aeroporto é aeroporto, shopping é shopping. E de shopping Belo Horizonte tá cheia!
Tudo bem que todo aeroporto tem que ter espaço de lazer tem que ter facilidades, comodidade etc, mas daí transformá-lo num shopping é o fim da picada!
Lamentável e equivocada obra; não conseguem enxergar o futuro...Em vez de fazer um novo TPS com uma estrutura mais organizada, vão gastar MILHÕES prum projeto que vai trazer inconveniencia durante 3 anos, além de gerar atrasos e desconforto pois apenas 1/4 das aeronaves serão servidas por fingers, com o grosso do movimento sendo embarcado em posições remotas!Além de tirarem nosso charmoso terraço, um dos melhores que temos no mundo, por uma estrutura fechada, apertada e acanhada.Por que não colocam os escritórios dos burocratas do lado oposto ao terraço em favor dos usuários? A pista realmente melhorava de ampliação e criação de saidas rápidas, mas reformar um terminal já pronto em vez de construir outro?Sinceramente, de cepcionante!!!Essa copa de 2014 ealmente vai ser o fiasco em infraestrutura! Em cima da hora vai sobrar pro Aeroporto da Pampulha, esperem só...
Não dá prá engolir: 1)o nº de esteiras continuará o mesmo. 2)guichês de check'in serão apenas 64. 3) a pista será aumentada, mas, cadê a 2ª pista? 4) o terraço ser utilizado pela administração e não pelos usuários?!
Consideremos que é uma expansão bem feita e que dara conforto para os 8 milhoes e meio. Isso com previsão para conclusão em final de 2013.
Qual será a movimentação em 2013 ? No ritmo atual será de 12 milhoes. Agora joguem aí os piores cenários possíveis, mesmo assim, o aeroporto vai estar proximo dos 10 milhoes. Vai terminar a obra e terá um aeroporto saturado. A unica dúvida é quanto ele vai estar saturado. Em 1 2 ou 3 milhoes ?
EU ACHO QUE SEM A PISTA 2 , O CORRETO SERIA ABRIR E NAO TRANSFERIR ALGUNS VOOS PARA O NOSSO QUERIDO AEROPROTO DA PAMPULHA QUE SERVIU A CAPITAL POR MAIS DE MEIO SÉCULO E SEM NENHUMA OCORRENCIA GRAVE, POIS ABRIR MAO DE UM AEROPORTO CENTRAL É UMA LOUCURA DESLAVADA. COMO OS PASSAGEIROS QUE VEM DO RIO, SAO PAULO, VITORIA, SALVADOR, CURITIBA VAO CHEGAR DE VIAGEM E ENFRENTAR OUTRA VIAGEM ATÉ O CENTRO DE BH. É MAIS TEMPO DENTRO DO TAXI DO QUE NA AERONAVE ?? ACORDA ANAC, ACORDA INFRAERO..........GRANDES CAPITAIS TEM SIM UM AEROPORTO CENTRAL COM VOOS MAIS DISTRIBUIDOS..ESPERAMOS UMA RESPOSTA DEFINITIVA.....
Deveria ampliar o aeroporto, só essa maquiagem não vai dar certo. precisamos do terminal 2, quem sabe, sonhando muito, da segunda pista. Mais os administradores acham mais bunitinho isso, e esquecem do funcional para o futuro. Desse jeito fica difícil ver o crescimento na demanda.
HELLOO eles vão ampliar sim...parem de choramingar e resmungar.Quem sabe sabe que o dinheiro do Terminal 2 ainda vai chegar.E essa maquiagem nada mais é que uma REFORMA, o povo não entende é REFORMA.Deixa eu repetir para alguns analfabetos "REFORMA".Não é uma construção monumental muito menos um novo terminal chique.
Pois deveria ser mais um terminal. Só 9 finger's, parece as mãos do Lula. Tem que ter conforto para o povo, esta vindo um grande evento. O pior analfabeto é aquele que não quer ler. Aparece ainda uns matutos achando que a super lotação das salas de embarque é culpa das empresas aéreas. Vamos lá, transformar CNF num shopping super lotado.
MEU DEUS QUE TERROR!! DE QUE VAI ADANTAR UM AEROPORTO QUE CHEGUE ATÉ A POUSAR UM A380, SE NOIS NÃO VAMOS TER TERRAÇO PARA VE-LO??
BRASIL + INFRAERO + DILMA =
CAOS AEREO DURANTE COPA E OLIMPIADAS E TRISTEZA PARA OS FOTOGRAFORES DE AERONAVES DE CNF.
V.E.R.G.O.N.H.A.
HAHAHAHAHAH
Essa INFRAERO é uma bosta mesmo.
Vamos perder o TERRAÇO?
Há muitos lugares para colocar a ADMINSTRAÇÃO.
Pelo amor de Deus.
FOTOGRAFORES hahahah!! Essa foi voda!!!
Pera la... pelo que eu vi a administração vai subir pro terraço sim, mas la tabem vai ter uma praça de alimentação...
tudo bem que não vai ser a mesma coisa, mas o terraço não vai ser de todo acabado!
Gostaria de saber onde a infraero vai colocar os taxis, outra fator absurdo é a questão dos taxis clandestinos que todos os dias aparecem mais fazendo com que o trânsito no terminal de torne caótico durante os horários de maior movimento.
CADE A TAL REFORMA INFRAERO????
Não gostei da ideia de diminuir o espaço para observação de aeronaves. Um esperdício colocá-lo para o serviço de administração. Deveriam utilizar outras partes, e como já foi dito anteriormente, aproveitar mais aquele espaço com lanchonetes e lojas.
Concordo Cris (Meire),o espaço de observação das aeronaves de CNF E muito bom!O De Guarulhos e uma Janelinha Minuscula,muito ruim!
8,5 milhões num aeroporto internacional e em uma cidade que futuramente vai receber uma Embaixada Americana? ACORDA INFRAERO, CONSTRUÇÃO DO TERMINAL 2 DE CONFINS JÁ! É melhor construirem um novo do que gastar milhões em um já saturado! Que é o que vai acontecer quando a obra acabar. É o "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas, na base do "improviso" ou do "temporário"! VERGONHOSO INFRAERO, VERGONHOSO.
Uma solução para Confins? PRIVATIZAÇÂO.
Postar um comentário