Bienvenida Pluna!



A última segunda-feira (21/02) foi mais um dia marcante para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A chegada da Pluna com a rota entre Belo Horizonte e Montevidéu marca a ligação direta entre a capital mineira e o cone sul.


22.02.2011 - CNF ao vivo.



Belo Horizonte conectada a mais um país

O namoro era antigo, já que a Pluna vem colocando em prática um projeto de expansão bastante interessante, que faz do Aeroporto de Carrasco, na capital uruguaia, um hub para Argentina, Chile e Paraguai. O interesse já havia sido manifestado algumas vezes em reportagens e matérias diversas - Belo Horizonte seria uma das próximas cidades a integrar a malha da companhia. Seria na verdade um retorno, já que a Pluna operou na capital mineira nos anos 90.

No final de 2010, a companhia anunciou 4 voos semanais entre Montevidéu e Belo Horizonte, com os Bombardier CRJ900, configurados com 90 assentos em classe única. Em janeiro, o governador Antônio Anastasia e o novo secretário de estado de turismo, Agostinho Patrus Filho, assinaram o protocolo de intenções com a diretoria da Pluna, iniciando um processo amplo de divulgação da nova operação tanto no Uruguai quanto em Minas Gerais.

Segundo a companhia, a intenção é que o voo torne-se diário em breve, passando a atender bem não só o público a lazer como também o corporativo. E as expectativas são as melhores, já que duas semanas após o lançamento a rota já contava com mais de 2 mil reservas e a operação deve registrar nas primeiras semanas cerca de 60% de ocupação.

A criação do voo sem escalas reduz um trajeto que até então demorava cerca de 10 horas, entre escalas e conexões, para menos de 3 horas. A partir de Montevidéu a Pluna oferece conexões rápidas para Buenos Aires (Aeroparque), Córdoba, Santiago e Assunção, todos com tarifas competitivas.


O voo inaugural

O primeiro Pluna 614 decolou de Montevidéu com um pequeno atraso, cerca de 30 minutos, comum para essa situação onde são muitos os convidados. Decolado às 13:46, horário local do Uruguai, a aeronave matrícula CX-CRG, cumpriu o trecho em 2h43min, pousando em Belo Horizonte às 15:29.

Como manda a tradição, o mais novo operador do Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi saudado com jatos d’água ao ingressar no pátio pela taxiway Echo. Além do CX-CRG, outros dois CRJ900 da companhia estão com um adesivo promovendo Belo Horizonte.

Os convidados foram recebidos no desembarque internacional com música e ações promocionais da SETUR-MG. Em seguida deu-se início a cerimônia de inauguração, no Espaço Infraero, localizado no piso terraço.












Com a presença de diversas autoridades dos governos do Uruguai e de Minas Gerais e executivos da Pluna, foram anunciadas as expectativas para a nova rota e apresentada a placa comemorativa. O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de estado Agostinho Patrus Filho falaram sobre as conversas e elogiaram a receptividade da Pluna ao projeto Decola Minas, que trabalha pela criação e consolidação dos voos internacionais diretos em Belo Horizonte. Também foi anunciado que o governo estadual está mantendo negociações com mais duas companhias aéreas interessadas em lançar novas rotas diretas.



A superintendente do AITN, Maria Edwirges Madeira, e o gerente geral da Pluna, Jorge Lepra, oficializam a inauguração da nova rota.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho discursa ao lado do secretário de turismo, Agostinho Patrus Filho (esq.).

Jorge Lepra, gerente geral da Pluna (esq.) e check in no setor internacional.


O voo inaugurado ontem é o 5º internacional sem escalas operando no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Desde 2008 foram lançados voos para Lisboa (TAP), Cidade do Panamá (Copa Airlines) e Miami (American Airlines e TAM). Importante dizer que grande parte desse trabalho deve ser creditado principalmente a brilhante gestão da secretária de Turismo, Érica Drumond, que deixou o governo no final de 2010 para se dedicar a outros projetos. Seu sucessor, Agostinho Patrus Filho, terá grande responsabilidade em dar sequência a esta gestão atuante, que colocou Belo Horizonte no cenário internacional e trouxe enormes benefícios a toda Minas Gerais.

Os voos entre Belo Horizonte e Montevidéu operam aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, decolando às 15:28 e pousando no Uruguai às 19:47. No sentido inverso, os voos decolam às 13:07 e pousam às 14:47. Mais informações no site www.flypluna.com.


Assista ao vídeo da chegada do primeiro voo e da cerimônia de inauguração da rota.





© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.


Voltar ao início

5 comentários:

Paulo Henrique disse...

Realmente fou um evento como nunca vi em CNF: dezenas de convidados assistiram do terraço; teve até aplausos. O melhor foi a a paradinha que o comandante fez no GOLF durante o banho inaugural. Pena que tenha atrasado. Bienvenida PLUNA!

Unknown disse...

Bienvenida Plunaa..
Parabéns Confins e ao CNF AO VIVO!!!

Marcelo disse...

Parabéns ao AITN, ao pessoal do CNFao vivo, a Pluna, à Minas e à Setur!!!
Seja novamente muito bienvenida a BH!!! E muito sucesso na nova rota!
Que outras aéreas internacionais pousem tb por aqui!!!
Abraço a todos!

Matheus Netto disse...

Que dia para Spott hein ^^ . Azul rosa , AAL e Pluna , viva CNF !!

Paulo Henrique disse...

E ainda passaram o 767 da LANCARGO e o 767 brancão da VARIG!!!