Azul apresenta o ATR72-600



A Azul Linhas Aéreas apresentou hoje seu primeiro turbohélice ATR72-600. Batizado “Azul, Tango, Romeu”, a aeronave é a primeira da mais moderna versão a ser recebida por uma companhia da América Latina.


20.10.2011 - CNF ao vivo.


O ATR600 Series

Lançado no final de 2007, o projeto ATR 600 Series tem como objetivo aliar o sucesso da já consagrada séries 500 com o que existe de mais moderno em termos de aviônica, sistemas, tecnologias de voo e de cabine de passageiros. A nova série é formada pelos modelos ATR42-600 (48 assentos) e ATR72-600 (68 assentos).

Entre as principais inovações da Série 600, a fabricante destaca o incremento na capacidade máxima de carga paga, melhoria da performance nas decolagens em pistas curtas, redução nos custos de manutenção e adoção da mais moderna tecnologia na cabine de comando. Com seis telas de LCD, o painel dos ATR 600 Series simplificam a leitura dos instrumentos, concentrando todas as informações necessárias de forma integrada e organizada.

A aeronave traz também o sistema EFB (Eletronic Flight Bag). Toda a documentação de bordo, como cartas de aproximação por instrumentos, manuais diversos, checklists, que normalmente são utilizados em papel, passam a ser fornecidas de forma digital, numa espécie de tablet disponível para os dois pilotos.

A cabine de passageiros foi redesenhada e teve suas linhas totalmente atualizadas, num projeto chamado pela ATR de “Armonia”, desenvolvido pelo famoso escritório italiano Giugiaro Design. O interior passou a oferecer maior espaço para as bagagens e uma maior sensação de espaço aos passageiros. A iluminação é toda em LED, permitindo uma iluminação mais eficiente e mais sóbria na cabine.


O painel do ATR72-600 conta com 6 telas de LCD. No detalhe, o Eletronic Flight Bag.



O interior conta com design diferenciado, no conceito "Armonia".


O ATR72-600 na Azul

A Azul já opera hoje 9 aeronaves do modelo ATR72-200 que foram recebidas usadas, mas que passaram por completa revisão e inspeção feita pela própria fabricante. Segundo o plano de renovação, essas aeronaves começarão a ser substituídas pelos novos ATR 600 Series ainda em 2011. Os turbohélices da companhia voam de Campinas/Viracopos para Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberaba, Juiz de Fora (através do Aeroporto Regional da Zona da Mata) e Joinville. Nos próximos meses a Azul deve chegar com os ATR também em Bauru.

A companhia possui 30 encomendas de aeronaves ATR72-600 (com opção de mais 10), que serão entregues até 2015. Todas elas serão utilizadas em rotas de curta distância, ligando as cidades do interior com a malha nacional, operada pelos jatos Embraer 190 e 195. As novas aeronaves estão configuradas com 68 assentos em classe única.




PR-ATR ingressando no pátio em Confins (esq.) e equipe responsável pelo translado desde Toulouse.


A equipe de solo da Azul em Confins posa ao lado do novo ATR.




O ATR 600 Series no Brasil


Além da Azul, o ATR72-600 vai ter outro operador no país, a TRIP Linhas Aéreas. A companhia, que tem 18 aeronaves encomendas junto ao fabricante franco-italiano, deverá receber seu primeiro exemplar do modelo 600 Series nas próximas semanas. A TRIP já opera 37 aeronaves da ATR, dos modelos 72-200, 72-500, 42-300 e 42-500 e deverá se tornar o maior operador de ATR do mundo.



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Um comentário:

T-6D disse...

Excelente Cobertura do CNF ao Vivo.
Fotos idem.
O site está cada dia melhor.