Flight Report - Gol 1071


(PR-GOB por Andrey Resende)


Texto e fotos por Lucas M. Ulhôa.



Era uma fria madrugada em Montes Claros quando eu havia chegado ao aeroporto da cidade. Para quem não conhece, a cidade fica localizada ao norte do estado de Minas Gerais, a cerca de 420 quilômetros de Belo Horizonte. O aeroporto Mário Ribeiro conta com pista de 2100x45 metros, capaz de receber jatos comerciais, como é o caso da Gol com os Boeing 737 e da TRIP com os Embraer 175/190.

A madrugada estava tão fria que ao chegar ao aeroporto as 05:15 tive uma surpresa em encontrar já várias pessoas na fila do check-in da empresa. Devido ao feriado prolongado da páscoa, o voo que conecta as cidades de Montes Claros e Belo Horizonte, pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, estava com uma ocupação de 100%. Mesmo sem o feriado, os voos GLO1070 (CNF-MOC) e GLO1071 (MOC-CNF) vem registrando ótimas taxas de ocupações, sucesso que fez com que a empresa criasse mais um voo, dessa vez diurno.

A fila para realizar o check-in era muito grande, chegando até a sair do terminal. Com a proximidade do horário da saída de um dos voos da TRIP para Belo Horizonte, as filas aumentaram gradativamente.






Após realizar o check-in, passamos pelo raio-x às 05:45 e logo já estávamos no pátio do aeroporto para embarcar na aeronave, de matrícula PR-GOM, que havia feito o voo GLO1070 da noite anterior, ao lado do ATR42-300, PP-ATV da TRIP que realizou o voo para Belo Horizonte, Aeroporto da Pampulha.

Devido ao posicionamento da aeronave, não foi preciso realizar push back. Às 06:10, da posição onde a aeronave se encontrava, partimos no taxi para a cabeceira 30. Às 06:15 os pilotos deram início a decolagem, e em poucos segundos já estávamos fora do solo. O voo foi bastante tranquilo e com duração de aproximadamente 45 minutos. Nesta etapa é previsto o serviço de bordo só com bebidas, mas nada foi servido. Às 06:45 já estávamos abaixo de 10.000 pés, dando início aos preparativos para o pouso na pista 16 de Confins.

Às 06:57 tocamos o solo de Confins, e às 07:03 a aeronave parava no portão de número 7, localizado ao lado da ala internacional do aeroporto. Em instantes já estávamos na sala de desembarque na espera das bagagens.






Avaliação

Reserva/Compra: Bom
Feita pelo site da companhia com antecedência, conseguindo preço razoável para o voo.

Check-In: Ruim.
O check-in foi realizado pela própria companhia no aeroporto de Montes Claros, muito demorado por não ter auto-atendimento e por ter também poucas pessoas trabalhando.

Embarque: Excelente.
Embarque foi feito de forma bem rápida, em poucos minutos já estávamos embarcando na aeronave.

Assento: Regular.
Os assentos da companhia não são os melhores, mas para um voo rápido como esse a situação era até agradável.

Entretenimento: Não há.
Apenas revista da empresa

Serviço dos comissários: Não houve.
Apesar de previsto, não houve serviço de bordo no voo.

Desembarque: Excelente.
Em instantes já estávamos nas esteiras esperando as bagagens.

Pontualidade: Bom
Tivemos um atraso muito pequeno por conta do check-in, mas não impediu que atrasasse mais o voo.

Comentário final
Apesar do pequeno atraso em Montes Claros, o voo foi bastante agradável para uma uma etapa simples como essa. As ótimas ocupações que Gol e TRIP vem colhendo no trecho demonstram a importância das ligações, que mais do que conectar com a capital do estado, permitem inúmeras conexões para outras cidades do país. No caso do voo 1071 a viagem termina em São Paulo/Congonhas.

O que realmente deixou a desejar não foi a ausência do serviço de bordo ou mesmo as poltronas da companhia, mas sim a falta de um bom terminal de passageiros em ambos os aeroportos. Montes Claros carece de uma estrutura que comporte um número maior de passageiros ao mesmo tempo, pois mesmo para uma aeronave do porte do B737-700 a fila já saia de dentro do terminal. A sala de embarque comporta no máximo o fluxo de passageiros para uma aeronave do porte do ATR72 (para cerca de 70 passageiros). Sobre Confins, quem acompanha o site já conhece os problemas estruturais, típicos de um aeroporto saturado.

Boa sorte a Gol, TRIP e as futuras empresas que no futuro venham a explorar ainda mais essa belíssima cidade do norte do Estado.



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3 comentários:

Humberto Dutra disse...

Sempre é bom ler e ver imagens dos FR. E mais interessante ainda são os voos regionais e internacionais.
Não conhecia a parte interna do terminal de passageiro, parece funcional porém apertado.
MOC crescendo cada vez mais... não demora sair um non-stop pra GRU ou BSB.
Parabéns pelo FR

Abraços

Rodrigo_M disse...

So lembrando que MOC é administrado pela INFRAERO... aí já viu né. Investimentos bons mesmo só daqui a 100 anos

T-6D disse...

Excelente FR . Muito boa iniciativa.
Temos aeroportos em Minas que muitos não conhecem.