07.08.2008 - CNF ao vivo.

A partir do dia 22 de agosto o Aeroporto Internacional Tancredo Neves receberá a Copa Airlines, operando 5 freqüências semanais para a Cidade do Panamá com o Boeing 737-700. Mas apesar dos seus 60 anos de existência e quase uma década operando no Brasil, muitas pessoas ainda desconhecem essa companhia, que possui uma malha invejável e um centro de conexões muito eficiente. O blog CNF ao vivo convida você a conhecer mais sobre a panamenha Copa Airlines.


Um pouco sobre a companhia

A história da Copa Airlines começa em 1944, quando investidores se uniram e criaram a Compañia Panameña de Aviacíon (COPA). A empresa iniciou suas operações em 1947, voando com aeronaves Douglas C-47 (DC-3) servindo 3 destinos em vôos domésticos no Panamá. A partir da década de 60 iniciou operações internacionais para países como Colômbia, Jamaica e Guatemala utilizando aeronaves Avro-748 e L-188 Electra. No começo dos anos 70 a companhia deixou as ligações domésticas no Panamá e se focou nas ligações internacionais a partir da capital. Na década seguinte recebeu seus primeiros Boeing 737-100 e assim expandiu mais a sua malha chegando a importantes cidades como Santo Domingo, Porto Príncipe, San Juan e Miami. Ao longo dos anos 90 deu seqüência a sua expansão e passou a atender destinos como Havana, Cidade do México, Santiago, Buenos Aires, Bogotá, Lima, Quito, Caracas, entre outras.

Em 1988 se associa à americana Continental Airlines numa aliança operacional que veio a se tornar, em 1998, uma sociedade na qual a americana adquiriu 49% do controle acionário da COPA. No ano seguinte a Continental aumentou sua participação na companhia para 51% e adotou uma nova imagem corporativa, mudando o nome de COPA Panamá para Copa Airlines. Também em 1999 teve início o processo de renovação da frota, introduzindo os primeiros Boeing 737-700, tendo sido a primeira companhia das Américas a operar o modelo com winglets.

A partir de 2000 a Copa iniciou uma nova e agressiva expansão nas Américas, passando a atender cidades como Los Angeles, Cancun, Orlando e Nova York. Foi também nesse período que a companhia chegou ao Brasil com a ligação Cidade do Panamá-São Paulo.

Em junho de 2005 a Copa Holdings S/A, controladora da Copa Airlines, adquire o controle da colombiana AeroRepublica reforçando a malha, renovando a frota e firmando ainda mais a atuação do grupo na América Latina. Em 2008 a Continental Airlines vendeu o restante de sua participação na Copa através de oferta de ações, deixando de fazer parte da composição acionária.

A Copa Airlines segue sua expansão e seu hub vem se firmando cada vez mais como um dos melhores centros de conexão para as Américas. Não é por acaso que o Aeroporto Internacional Tocumen, na cidade do Panamá, é conhecido como o hub das Américas.

Hoje a frota da Copa Airlines é composta por 40 aeronaves sendo 20 Boeing 737-700, 7 Boeing 737-800 e 13 Embraer 190. Deverá fechar o ano de 2008 com 43 jatos.


Aeroporto Internacional Tocumen – O hub das Américas


A Copa Airlines por ser uma companhia de ligações internacionais se foca bastante nas conexões entre os vários países que opera. Atualmente são 41 destinos em 22 países e até o final de 2008, além de Belo Horizonte, serão inaugurados vôos para Valência, na Venezuela (05/12), Oranjestad, em Aruba (15/12) e Port Of Spain, em Trindad and Tobago.

A companhia destaca algumas vantagens da conexão pelo hub das Américas como tempo curto de conexão (em média 1 hora), posição geográfica estratégica, bagagem despachada até o destino final, sem necessidade de trâmites de imigração e alfândega para conexão. Além disso, o aeroporto possui um excelente free shop. Outro diferencial da Copa Airlines é oferecer um serviço de qualidade com tarifas bastante competitivas.

O Aeroporto Intl Tocumen (MPTO/PTY), situado a 24 km da Cidade do Panamá, passou por recente modernização que expandiu o terminal, revitalizou e ampliou o sistema de pátio e pistas, promoveu a substituição das pontes de embarque existentes por outras mais modernas e aumentou o número de fingers de 14 para 22. Conta com um pátio de 33 posições (22 equipadas com pontes de embarque), duas pistas paralelas com dimensões de 3050x45m (03R/21L) e 2682x45m (03L/21R) e um amplo terminal de passageiros.

Atualmente o tráfego decorrente de conexões responde por um 1/3 do movimento total do aeroporto, que em 2007 foi de 3,8 milhões de passageiros. A Copa Airlines é a principal operadora e responde por 64% do tráfego de passageiros do terminal. A AeroRepublica detém cerca de 5%, dando ao grupo um total de quase 70% do movimento em Tocumen.




Esquema do Aeroporto Intl Tocumen e o mapa de rotas da Copa Airlines. A posição do hub das Américas é estratégica. Abaixo fotos internas e externas.




Serviço de primeira com tarifas competitivas

A Copa não fica por baixo quando o assunto é qualidade nos serviços prestados. Sua frota é hoje uma das mais modernas do mundo e conta com duas linhas que são sucesso, os Boeing 737 Next Generation e os Embraer 190. A maioria dos vôos são cumpridos pelos 20 B737-700, cuja configuração é de 12 assentos na executiva e 112 na econômica. Já os B737-800 possuem configuração 14/141 e os Embraer 190, 10/84. O entretenimento à bordo dos B737 fica por conta de 12 canais de áudio individual e sistema de vídeo overhead. Os canais de áudio relacionados aos filmes estão disponíveis em espanhol, português e inglês. A companhia também oferece opção de cardápios especiais para diabéticos, vegetarianos, crianças além de pratos étnicos. Esse serviço pode ser solicitado para qualquer classe, com antecedência mínima de 24 horas.

Aliança e acordos operacionais

A Copa Airlines hoje faz parte, como associada, da aliança global Skyteam. Isso permite aos seus passageiros o acúmulo de pontos no programa OnePass® e acesso a mais de 400 salas VIP em várias partes do mundo. Além disso, mantém acordos de code share com a Gol Linhas Aéreas, Cubana de Aviacíon e AeroRepublica.

Copa Airlines em Belo Horizonte

Os vôos da companhia para a capital mineira serão operados com o Boeing 737-700, em 5 freqüências semanais, sendo o trecho PTY-CNF operado segunda, terça, quinta, sábado e domingo. Já o trecho CNF-PTY vai operar segunda, terça, quarta, sexta e domingo. Os horários são os seguintes:
CM765 PTY 18:48 CNF 03:32
CM764 CNF 04:28 PTY 09:11

CNF = BH-Confins / PTY = Panamá-Tocumen


O horário em Confins realmente não é dos melhores, exatamente no meio da madrugada, mas cabe ressaltar que isso se deve ao fato do vôo estar adequado ao hub no Panamá. Com a chegada às 09:11 em Tocumen, a companhia consegue oferecer um leque de conexões excelente e bastante ágil. Dessa forma o ganho final é extremamente valioso em relação às conexões demoradas e muitas vezes desconfortáveis em São Paulo e Rio de Janeiro. Entramos em contato com a Viação Unir, que opera o serviço de ônibus executivo Conexão Aeroporto, e fomos informados que serão oferecidos horários especiais nos dias de operação destes vôos.

Desejamos muito sucesso à Copa Airlines nesse novo vôo e registramos nossos parabéns ao estado de Minas Gerais, que com méritos atrai mais uma excelente companhia aérea. Agradecimentos também a todos aqueles que incentivam e trabalham por Confins, em destaque a Setur-MG e as demais autoridades que estão engajadas nessa grande e nova realidade do nosso aeroporto internacional.



Referências

Aeroporto Intl Tocumen - http://www.tocumenpanama.aero
Copa Airlines – www.copaair.com
Foto inicial (B73G CM) - Lucas Coacci


© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.


Voltar ao início

5 comentários:

André Prates disse...

Parabéns pela matéria! Sensacional!

Unknown disse...

Parabens que materia,muito show tomara que a COPA seja 100% em CNF ehehehehe
vlw gente

Ronan disse...

Excelente matéria! Parabéns!

Unknown disse...

Obrigado pessoal!

Marcelo disse...

Quero o parabenizar Diego, pela excelente reportagem! Muito bacana mesmo! Aproveitando a oportunidade, parabenizo também à Copa Airlines por acreditar em Confins e ao Governo de Minas, através da Setur, pelo empenho em trazer novas cias aéreas para BH! Que Confins cresça mais e mais e que novas empresas aéreas despontem por aqui!!!