Flight Report: Webjet 6727



Por Lucas Coacci. Colaboração Igor Fontes.

Segunda-feira, 22 de dezembro. Uma típica noite de dezembro em Belo Horizonte, com chuva e vento forte. Apresentei-me para o check-in às 21:40 no balcão da Webjet, localizado ao lado de OceanAir, Gol e Varig, na ala doméstica. Havia uma fila pequena, onde os passageiros faziam o check-in para dois vôos da Webjet, o 6727 com destino à Brasília, partindo às 23:20, e o 6735 com destino ao Galeão, no Rio, partindo às 23:30. Em 10 minutos já estava com minha bagagem despachada e meu cartão de embarque na mão. Ainda com tempo de sobra, aproveitei para jantar, já me prevenindo para algum eventual atraso. Em seguida me dirigi à sala de embarque B, localizada no piso mezanino.


O movimento em Confins cresceu bastante nos últimos anos, mas infelizmente o terminal não ganhou muitas melhorias para se adequar a essa nova realidade. Às 22:00 havia fila para o raio-x e a sala de embarque B estava lotada, o que não me surpreendeu, já que nos últimos meses a concentração de vôos nessa faixa de horário aumentou bastante. Com o movimento já alcançado e o grande potencial de crescimento, nosso aeroporto merece mais investimentos.



Já com um certo atraso, às 23:41 fomos convidados a embarcar pelo portão B3 e caminhar até o finger 04, onde estava o PR-WJA. Este foi o terceiro B737-300 recebido pela Webjet, em 30/11/2007, tendo sido entregue originalmente em 1990 para a United Airlines e posteriormente repassado à ATA Airlines. Embarquei e tomei meu assento, 18L, janela localizada à direita da aeronave e atrás da asa. Eram 121 passageiros a bordo do 6727, traduzindo uma ocupação de 90%.


Naquele momento, a tripulação recebia a cópia: autorizado Brasília SBBR, nível de vôo 340, via aerovia UW12, Saída GEDIP1, transição VURKI, transponder 4474. Às 00:10 iniciamos o push-back e acionamento dos motores. Cinco minutos mais tarde, com 127 a bordo, 2h50min de autonomia e alternando Confins, a nossa aeronave deu início ao táxi via taxiway Echo e Alfa até o ponto de espera da pista 16.
Na frente estavam o Webjet 6735 e o American 2992. Com a chuva aumentando, a Torre Confins questionou ao American, o número 1 para decolagem, a possibilidade de decolar pela 16. Este pediu então para aguardar alguns minutos, na expectativa de melhora no vento, que naquele momento era de 020º com 17 nós. Com mais 5 minutos a intensidade do vento caiu para 12 nós e ele decolou, seguido pela outra aeronave da Webjet e pela nossa, às 00:21.

O PR-WJA é um B737-300 que já mostra os sinais do tempo. Seu interior ainda é no padrão do seu antigo operador, ATA Airlines, com poltronas em couro cinza. Apesar disso, o conforto interno não deixa a desejar - a configuração de 136 assentos que a companhia adota é extremamente confortável. O espaço entre os assentos (pitch) é muito superior ao das concorrentes Gol, Varig e Tam.



Às 00:42, depois de alguns desvios para evitar formações, o 6727 já atingia o nível de cruzeiro, 34.000 pés e o serviço de bordo era iniciado. Naquela noite era composto por uma simpática caixinha de lanche na cor verde, contendo sanduíche de queijo prato, alface, presunto e tomate. Para a sobremesa, um muffin de abacaxi. As opções de bebidas eram bem variadas, como sucos, chás e refrigerantes. A tripulação foi muito cordial, oferecendo tudo com educação e sorriso no rosto. O lanche era pequeno, mas muito saboroso e bastante conveniente para o horário, já passando de meia noite e meia.



Eram 01:10 quando a tripulação passou recolhendo o lixo e atendendo aos últimos pedidos. A aeronave iniciou a descida às 01:25 e foi vetorada diretamente para a pista 11R de Brasília. Com chuva leve e vento de 4 nós, pousamos às 01:42, completando a jornada de 01h21min entre a capital mineira e a capital federal. O desembarque se deu pelo finger 01, com muita rapidez e sem qualquer tumulto.



Avaliação:

Reserva: Bom.
Apesar da página um pouco confusa, o processo de compra é simples.

Check-In: Excelente.
Pouca fila e atendimento simpático.

Embarque: Bom.
Um pouco lento, em função da lotação do embarque. No que diz respeito a Webjet, foi tranqüilo mas poderia ser ordenado, chamando primeiro os passageiros das fileiras da parte traseira da aeronave.
Assento: Bom.
De couro cinza, no padrão da ATA Airlines, antiga operadora do avião. Mostra sinais de desgaste mas não deixa de ser muito confortável.
Entretenimento: Péssimo.
Não há. Nos assentos apenas o cartão de segurança e um folheto da companhia. A Webjet poderia começar a pensar numa revista de bordo.

Serviço dos comissários: Excelente.
A companhia conta com um time de funcionários que demonstra satisfação e dedicação.

Refeições: Bom.
Simples mas saborosa. Para uma etapa que não é longa é bastante adequado.

Bebidas: Bom.
A companhia não serve bebidas alcoólicas mas as opções são variadas.

Desembarque: Excelente.
Rápido e eficiente, até por conta do horário. Bagagens na mão em poucos minutos.

Pontualidade: Bom.
Mais de 1 hora de atraso devido ao mau tempo, o que inocenta a empresa. Mostrou-se pontual na medida do possível.

A Webjet sem dúvida veio para ficar. Contando hoje já com 11 aeronaves e uma malha coerente, tem tudo para continuar crescendo e incomodando cada vez mais as gigantes TAM e Gol/Varig. Alguns detalhes podem ser aprimorados mas o serviço da companhia já é excelente, principalmente quando se avalia as tarifas, bastante justas.

© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.

6 comentários:

Unknown disse...

Nossa, muito bom, uns parentes meu viajaram na WEB de CNF p/ FOR com parada em Natal, e a volta a mesma rota. Eles gostaram muito mesmo.
Pelos relatos e com esse belo FR gosto também da ervilha hahaha.
Parabéns CNf ao vivo pelo belo FR e que agora ter FR no blog eheheheh eu já adorava o do CR agora aqui também,tudo de bom.

Abraços!

... disse...

Adorei o relato!! Ótimo de ler e bastante útil. Por favor, faça isso mais vezes!
As fotos também estão lindas! Parabéns!

Carlos Gabriel disse...

muito bom, eu akabei de fazer no mes passado um voo para SBGR de TAM no voo JJ3345 com um A320 tenhu fotos e me lembro muito bem ( foi meu primeiro voo ) e se quiserem eu posso digitar no word anexar fotos e mandar para vcs, com direitos autorais

Unknown disse...

Guilherme C.M. Webjet...Parece ser outra empresa na qual viajei esse final de semana de guarulhos para recife...dez/09 ou o serviço mudou. Poltronas velhas e horriveis, tenho 1,78 e meu joelho batia na poltrona da frente. serviço de bordo depois de 1 hora de voo só com uma barra de goiabinha.. Nem sucos havia para beber, só agua e refrigerante. Atendimento no check in tanto na ida quanto na volta foi horrivel, somente 2 guichês para 3 voos seguidos, imaginem a fila....

Gilberto Martins disse...

Fiz o Trecho SSA x GIG e a Situação da Aeronave e o serviço de Bordo foi bem Diferente da Descrito aê em Cima..

Aeronave Velha e Apertada ,Uma Barra da Goiabinha ,Duas OpÇões de Bebidas Apenas e o Pior,quase 40 Minutos Para Retirar Minha Bagagem!

Pontos Positivos :Preço e Um Website atraente.

kennedy disse...

lucas,quando que haverá outro flight report??
posso dar uma sugestão??

faça o trecho CONFINS-MANAUS,de preferencia pela GOL.
abraços.