Passaredo voando a jato




25.05.2011 - 
CNF ao vivo.


No dia 18 de maio, a Passaredo Linhas Aéreas iniciou uma nova fase em sua trajetória. O CNF ao vivo traz aos leitores, com grande satisfação, uma cobertura exclusiva desse importante momento. Convidamos a todos para embarcar no vôo inaugural do Embraer ERJ-145!



Meu convite para o vôo inaugural chegou através dos amigos Mário Rodrigues, da Artfix, e Igor Santorsula. A Artfix foi a empresa responsável pela aplicação da nova e bela imagem corporativa da Passaredo na aeronave que cumpriria o vôo inaugural. Naturalmente, nosso ponto de partida é a cidade de Ribeirão Preto, onde está a base da companhia, e de onde partiria o vôo 1480, com destino à cidade de Curitiba. Assim, contente com a oportunidade que dada, tratei de me deslocar até o interior paulista.

Já no hangar sede da Passaredo, fui recebido pelos Srs. Marcelo Salgado e Rafael de Paula, do setor de marketing da companhia, que foram extremamente simpáticos e se colocaram à minha disposição. De imediato já pude perceber que o ambiente por ali era o melhor possível.






Cmte. Felício, presidente da Passaredo, e a sua nova máquina.


PR-PSF sendo rebocado para o pátio principal.


Às 8h em ponto, eu já estava no pátio do hangar, de frente para o PR-PSF, ainda recebia os últimos ajustes para o vôo inaugural, que ainda partiria em mais alguns minutos. Aproveitei para registrá-lo antes que fosse rebocado para o pátio principal. Em seguida me dirigi até a sala vip da empresa, onde foi servido um café da manhã para alguns convidados, entre eles autoridades da cidade de Ribeirão Preto e executivos da Embraer. Fomos todos recebidos pelo presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, e demais membros da diretoria. Nesse ambiente os executivos aproveitaram para atender os jornalistas que cobriam o evento.




O presidente aproveita para falar aos convidados e atender aos jornalistas.



E recebe os cumprimentos pela nova empreitada.


Após o café, chegava a hora de voar. Fomos convidados a comparecer ao terminal de passageiros para os procedimentos de check-in e embarque. Além dos convidados, muitos outros passageiros aguardavam o vôo, afinal nada mais justo do que dividir a alegria do novo passo com os clientes, e nisso a Passaredo não desapontou. Rapidamente já estava com meu cartão de embarque em mãos: portão 1B, assento 4A. A primeira jornada do PR-PSF seria o vôo PTB1480 Ribeirão Preto-Curitiba, decolando às 09:20, e seu retorno, como PTB1481, decolando da capital paranaense às 11:05. O comandante era ninguém menos que o próprio presidente, que aguardava os passageiros para a inauguração da aeronave. Diante dos passageiros, convidados e funcionários da Passaredo, o Cmte. Felício desfez, junto com seu pai, o laço na fita, sob muitos aplausos.



Check in da Passaredo no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.





Os primeiros passageiros do PR-PSF assistem a inauguração.


O Cmte Felício e seu pai dão início ao vôo retirando a fita.






O embarque foi liberado e sem demora todos já estavam em seus assentos e as portas foram fechadas. O interior da aeronave está muito bom. São assentos de couro azul, sendo 3 por fileira, na disposição 1x2. Apesar da cabine estreita, o jato oferece muito conforto e fica fácil entender porque a família ERJ faz tanto sucesso no mundo todo. Após um breve speech do comandante, chegamos à cabeceira 18. Com a decolagem autorizada de imediato, o ERJ-145 iniciou a corrida, e em poucos segundos o jato, com 54 pessoas a bordo, deixou o solo com destino à Curitiba.


Todos os assentos ocupados no vôo inaugural.


Deixando Ribeirão Preto com destino a Curitiba.


Passados alguns minutos desde a decolagem, foi dado início ao serviço de bordo, que naquela manhã era composto por sanduíche de pão de forma, com recheio de presunto e queijo, acompanhado de bebidas variadas, como suco, chá e refrigerante. Tudo muito bem apresentado, o que reforça a impressão de que a Passaredo se preocupa com os detalhes para oferecer um serviço de primeira. Mais tarde, o Cmte. Felício se dirigiu novamente aos passageiros, dessa vez com uma notícia não tão agradável. Devido ao intenso tráfego na terminal Curitiba, seria necessário fazer órbitas para aguardar o sequenciamento.


As Cmras. Aglene e Ana Vieira esbanjam simpatia e profissionalismo.



Serviço de bordo do Passaredo 1480.


Após cerca de 20 minutos em espera, fomos finalmente liberados para a aproximação. Tocamos a pista 15 do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 10:55. Um fato interessante é que o PR-PSF, por ser um ERJ-145EU, não possui reverso, o que proporciona um pouso mais suave e silencioso. Estacionamos em uma das posições remotas do pátio e os passageiros com destino a Curitiba desembarcaram. Os convidados permaneceram a bordo para o retorno ao Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. O embarque foi autorizado e com novos passageiros, as portas foram fechadas. A espera na terminal Curitiba acabou atrasando o vôo de retorno, mas com 25 minutos desde a nossa chegada, já estávamos prontos para partir. Taxiamos até a pista 15, onde foi necessário aguardar alguns instantes a decolagem de uma outra aeronave, e então foi aplicada a potência de decolagem nos motores do nosso jato.


Em cruzeiro, retornando à Ribeirão Preto.


Cerca de 10 minutos após a nossa decolagem, foi iniciado o serviço de bordo, que era o mesmo da etapa de ida. Como já havia me deslocado até Ribeirão Preto e lá ainda ficaria até mais tarde, resolvi aproveitar a curta etapa para descansar e tentar dormir um pouco. Não muito depois, fui acordado pela Cmra. Aglene, anunciando que já estávamos em procedimento de descida. Nosso comandante aproveitou para agradecer a todos pela presença no vôo inaugural, e informar que após o pouso seríamos recebidos com a tradicional saudação com jatos d’água dos Bombeiros.


De volta ao Aeroporto Leite Lopes.


Com mais um belo e suave pouso, o Passaredo 1481 foi instruído a taxiar e ganhar o pátio pela entrada principal, para receber a saudação. Com os motores cortados a tripulação foi homenageada com muitos aplausos, e o presidente veio até a cabine nos agradecer pessoalmente.



O PR-PSF recebe a saudação dos Bombeiros.



Depois do vôo inaugural, o PR-PSF se preparava para a próxima jornada.



Certificado de participação no vôo inaugural.


Tarde em Ribeirão Preto

Após o desembarque, me dirigi à sala vip da empresa, onde foi servido um almoço para os convidados do primeiro vôo. Além da excelente comida, o ambiente estava muito agradável, com uma descontraída conversa entre os convidados e os executivos da Passaredo.

Findo o almoço, ainda ia enfrentar um longo período de espera, afinal o meu vôo para a Belo Horizonte só partiria às 19:30. Nesse momento, fui convidado pelo pessoal da empresa a permanecer no hangar e conhecer melhor toda a sua estrutura.

Novamente o Srs. Marcelo Salgado e Rafael de Paula se dispuseram a me guiar e apresentar todo o funcionamento da companhia, do novo hangar e demais instalações. Fiquei muito impressionado com tudo o que vi: funcionários sorridentes, externando o orgulho de trabalhar para a empresa, tudo num ambiente de total organização.


Por dentro da Passaredo

Novo hangar ainda em 2009

Está sendo construído, ao lado do hangar atual, um novo hangar de uso exclusivo das aeronaves da frota comercial da Passaredo, que hoje dividem espaço com a frota executiva. Essa hangar, que tem inauguração prevista para agosto de 2009, terá a capacidade de acomodar 3 ERJ-145 sem que aconteça o bloqueio de um deles. Após sua inauguração, o atual hangar ficará para uso exclusivo da aviação executiva.


Novas aeronaves

Já estão confirmados 4 ERJ-145. São eles: PR-PSF (já em operação), PR-PSG, PR-PSH, PR-PSI, sendo PSF e PSG da versão EU e PSH e PSI da versão LR. Uma quinta aeronave está sendo negociada ainda para esse ano.

EMB-120 Brasília

Os Brasília são aeronaves de extrema importância para a Passaredo, pois podem operar em destinos onde a ocupação é baixa e mesmo assim tornar a operação viável. Eles não serão desativados, mas não há planos de incorporação de novas unidades, pelo menos para os próximos 2 anos.

Novas Bases

No primeiro momento não haverão novas bases. A Passaredo já possui uma imagem forte nas bases onde opera, e o objetivo é consolidar as bases existentes, melhorando os horários ofertados e a qualidade dos serviços com os novos ERJ-145. A novidade é a troca do vôo de Alta Floresta por Ji-Paraná, que é a rota inicial do primeiro 145. O vôo parte de São Paulo/Guarulhos com escalas em Ribeirão Preto, Goiânia, e Cuiabá.

O Futuro da empresa

A Passaredo busca crescimento com consciência, pensando grande mas com os pés no chão. Com uma frota mista de jatos e turbo-hélices, pode atender uma gama de destinos bem variável. O objetivo principal é tirar o maior proveito da frota e consolidar ainda mais o nome da empresa, fortalecendo a Passaredo que surge na era do jato, aprendendo com erros do passado para construir o futuro.


Ribeirão Preto-Belo Horizonte

Por volta das 18:00, já próximo do horário do meu embarque, me despedi do pessoal da empresa e voltei para a sala vip, de onde tomaria uma van para o terminal. Após um breve passeio em meio aos hangares e pátios do aeroporto, já estava de volta ao terminal de passageiros do Aeroporto Leite Lopes.

Chegada a hora, fui fazer meu check-in. Como não trazia bagagem para despachar, utilizei o check-in expresso da Passaredo, onde fui atendido com rapidez e agilidade. Feito isso, me dirigi logo à sala de embarque onde pretendia sentar e descansar um pouco. O embarque só dispõe de um aparelho de Raio-X, e como naquele momento partiriam três vôos da Passaredo e dois da Trip, a sala ficou bastante congestionada. Pela importância da região, das ligações que existem hoje, e de outras que estão por vir, a administração do aeroporto já poderia pensar em ampliações.

Problemas a parte, finalmente consigo entrar. Não por muito acaso, encontro lá o Cmte. Felício à espera do vôo para Guarulhos. De lá ele viajaria para os EUA para buscar o mais novo ERJ-145 da empresa. Conversamos por alguns minutos, mas logo o embarque de seu vôo foi iniciado. Devido ao mau tempo em Brasília, origem do meu vôo, a aeronave vinha com bastante atraso. Tempo suficiente para um belo descanso nas cadeiras do aeroporto.

Às 21:20, foi feita a chamada para embarque do Passaredo 1485, com destino a Belo Horizonte/Pampulha. Caminhamos até o PR-PSF, onde as comissárias nos recebiam com o cordial “Boa noite e bem vindo a bordo!”. Cinco minutos mais tarde, todos os 22 passageiros já estavam acomodados em seus assentos e push-back foi iniciado.


O interior do ERJ-145 é bastante confortável.


Às 21:31, nosso jato iniciou a corrida de decolagem rumo a BH. Pouco depois o serviço de bordo foi iniciado, bem rápido e com muita atenção. Nota 10 para as comissárias da companhia. Como de praxe, foi oferecida uma grande variedade de bebidas, além de um sanduíche de presunto e queijo, entre dois pães, branco e preto, muito saboroso e bem apresentado. Logo após o serviço de bordo, o lixo foi recolhido e a cabine preparada para pouso. Em mais 20 minutos pousaríamos no aeroporto da Pampulha.


Decolagem noturna em Ribeirão Preto.



Serviço de bordo do Passaredo 1485.



O pouso foi muito suave e silencioso. O desembarque, a pé e pelo pátio, transcorreu sem problemas, coroado pelo agradável frio de 18°C de Belo Horizonte. Após 55 minutos de vôo, depois de um longo dia, estava novamente em casa, com um bom sentimento de missão cumprida.


Mais fotos










Fico satisfeito em poder trazer mais essa cobertura e compartilhar com os nossos leitores esse importante momento da aviação nacional. Ao fim de mais uma jornada, deixo meu enorme agradecimento, em do CNF ao vivo, a todo o pessoal da Passaredo Linhas Aéreas, a Artfix, em especial ao Sr. Mário Rodrigues, e ao amigo Igor Santorsula. Espero que todos tenham gostado!


© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.

Voltar a página inicial

3 comentários:

leonardo disse...

Gostado????Eu adorei a cobertura aliás todas as coberturas feitas pelo CNF ao vivo são extremamente brutais...

Por isso que ja viro um ritual sagrado todo santo dia acessar o CNF ao vivo!!!!!

abraço à toda equipe do CNF ao vivo vcs são feras!!!

Eloi Oliveira disse...

Parabéns mais uma vez a esse excelente site. Cobertura completa. Bom texto, belas fotos. Parabéns!!!

Diogo Jucá disse...

Parabens ao site, primeira vez que eu entro e gostei muito...
Agora me tira uma dúvida por que alguns aviões da passaredo são da versão "EU"? O que significa "EU"?
Porque que aeronaves dessa versão não necessitam de reverso?

Atenciosamente,

Diogo.