Azul Cargo começa operar com carga expressa



26.08.2009 - CNF ao vivo.

Azul Cargo começa operar com carga expressa e em dois meses vai oferecer entrega porta a porta

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras promoveu hoje (26/08) em Campinas, uma coletiva para lançamento de sua nova unidade de negócios. A Azul Cargo começa a operar com carga expressa entre Campinas, Salvador, Fortaleza e Recife e até dezembro deverá operar em toda a malha. Depois disso, em toda nova base a companhia irá introduzir o transporte de carga juntamente com o de passageiros.

A Azul Cargo vai utilizar o espaço disponível dos porões das 12 aeronaves Embraer 190 e 195 que compõem hoje a frota da empresa. Cada aeronave pode transportar em média 800 quilos de carga por voo. "A ideia é levar para o transporte de carga os mesmos diferenciais da nossa companhia, a pontualidade, a regularidade e o serviço de qualidade", afirmou Pedro Janot, presidente da Azul.

Na visão do Comandante Miguel Dau, Vice-Presidente Técnico-Operacional, a Azul Cargo pretende ser uma opção concreta para as cadeias logísticas que necessitem do transporte de carga expressa doméstica. Ainda segundo ele, a comprovada performance operacional de pontualidade e regularidade, aliada a uma consistente malha aérea, serão a garantia para a qualidade e a credibilidade exigidas pelo mercado.

Pedro Janot explica o modelo de malha aplicado hoje pelas duas maiores companhias do mercado e em seguida mostra como deverá se desenvolver a malha da Azul.


Janot ressaltou ainda que há três meses consecutivos a Azul ocupa a terceira posição no mercado.


Nasce uma nova unidade de negócios

Desde os primeiros meses de planejamento da nova companhia, ainda antes de se chamar Azul, havia a ideia de aproveitar o espaço para o transporte de cargas. Mas, em função do ritmo acelerado de implantação, o tema foi deixado de lado por alguns meses. Em abril deste ano, uma consultoria foi contratada e a nova unidade de negócios começava a ser desenhada. A aprovação junto ao Comitê Executivo da companhia saiu em 3 de junho e no dia 17 de agosto foi feita a primeira remessa de carga.

A estrutura

"Vamos oferecer ao mercado rapidez no transporte de pequenos volumes porque temos em nossa malha ligações ponto a ponto entre as cidades com frequência", disse o engenheiro Antônio Flávio Costa, Diretor de Logística da Azul. A Azul Cargo começa a operar com uma base no Terminal de Cargas de Viracopos, lojas em Salvador, Fortaleza e Recife. "Em 30 dias vamos operar em Curitiba, Maringá, Navegantes e Porto Alegre também", disse Maria Fan, gerente de Cargas. A chegada a Vitória, Manaus, Campo Grande e Confins deve acontecer em outubro; nessas duas últimas, estamos ainda prospectando parcerias. Já o Rio de Janeiro deve demorar um pouco mais por causa do fechamento da pista principal do aeroporto. "Em dezembro, no máximo, estaremos operando carga no Santos Dumont", explicou Maria Fan.

A proposta da Azul Cargo é abrir lojas exclusivas no interior de São Paulo, nas cidades próximas a Campinas em um curto espaço de tempo, oferecendo, a partir de então, entrega porta a porta com coleta domiciliar e todas as comodidades. A previsão é começar a oferecer entregas porta a porta a partir de outubro deste ano.


Utilizando os porões dos Embraer 190 e 195 a companhia espera movimentar cerca de 10 toneladas de carga por dia.


Loja da Azul Cargo em Salvador-BA (esq.) e o Vice-Presidente Técnico-Operaciaonal, Miguel Dau, revelando seu desejo pessoal de que companhia possa no futuro operar cargueiros.

Opções de serviço

A Azul Cargo começa a operar com duas opções de envio de remessas: Azul Cargo 2horas e Azul Cargo Amanhã. O primeiro é feito para remessas urgentes, que podem ser despachadas até duas horas antes da decolagem de um voo e retiradas duas horas depois da chegada daquele vôo no destino. Neste caso, o limite é de 30 kg por volume, totalizando 100 kg por embarque. Já o Azul Cargo Amanhã trabalha com retirada da carga em até 24 horas depois do despacho na origem e aceita 30 kg por volume, totalizando 500 kg por embarque. Não será oferecido transporte de animais vivos, valores, carga perigosa, restos mortais e nem correspondência.


O detalhamento dos serviços Azul Cargo 2Horas e Azul Cargo Amanhã (esq.) e as embalagens utilizadas pela companhia.


Equipe Azul, começando da esquerda: Cmte Miguel Dau (Vice Presidente Técnico-Operacional), Pedro Janot (Presidente), Maria Fan (Gerente Geral de Cargas), Eng. Antônio Flávio Costa (Diretor de Logística) e Gerald Lee (Diretor de Assuntos Corporativos).

Serão oferecidas embalagens de três diferentes modelos e tamanhos. Envelopes flyer de 40 cm x 28 cm, caixa pequena (31 x 21 x 9 cm) e caixa grande (37 x 25 x 10 cm). "Na Azul Cargo adotamos a mesma estratégia de sucesso da Azul e reunimos os maiores talentos do mercado neste segmento", disse Flávio Costa. Fazem parte da equipe Leandro Pires, executivo de contas, Rogéria De Nadai, coordenadora operacional, Leandro Silva, supervisor operacional de cargas em Viracopos, entre outros. Maiores informações sobre a Azul Cargo em www.azulcargo.com.br.



© CNF ao vivo. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.



Voltar a página inicial

3 comentários:

T-6D disse...

A Azul está entrando no mercado de transportes para competir com produtos expressos das empresas Gol,TAM, Velog mas sem fazer muita pirotecnia. Pelo pessoal envolvido ,remanescente e experiente de outras empresas, tem talento de sobra para crescer no mercado de encomendas.

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

ESTA REPORTAGEM É A MELHOR E MAIS COMPLETA QUE LI SOBRE A AZULCARGO.
JOSELUIZDACOSTA@BOL.COM.BR

carllos disse...

falta apenas informações completas e também telefones para atendimento pois para solicitar uma coleta.......e haja tempo para ser atendido