Gol inaugura novo hangar



Com a presença de autoridades e inúmeros convidados, a Gol Linhas Aéreas apresentou as novas instalações do complexo em Confins.

19.03.2010 - CNF ao vivo.


Centro de Manutenção de Aeronaves em nova fase

A Gol Linhas Aéreas inaugurou nesta quinta-feira (18) a segunda fase do seu Centro de Manutenção de Aeronaves, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram 2 anos de obras e um investimento de R$ 65 milhões, que acrescentaram 28.100 m² ao complexo. Somada a primeira fase, em operação desde 2006, o centro passou a ter uma área total de 45.600 m² destinados aos trabalhos de manutenção e apoio. O pátio, que contava com 27.000 m² foi expandido para 47.000 m². A área útil distribuída nos hangares passou a ter 107.220 m². As obras adicionaram ao complexo um novo hangar, escritórios, almoxarifado, depósitos e áreas de apoio adicionais.

“A primeira fase da construção do nosso Centro de Manutenção começou em 2005. Ele atendia até 60 aviões. Com o término dessa segunda fase, podemos atender até 120 aeronaves por ano”, afirma Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente Técnico da Gol. “O Centro, hoje, é um complexo tecnológico de excelência, o maior e mais avançado da América Latina”.

“Estamos buscando homologação pelo Federal Aviation Administration (FAA), a agência responsável pela regulação da aviação civil nos Estados Unidos”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol. “Com isso, teremos a opção de realizar manutenção para as empresas aéreas internacionais, o que vai gerar receita adicional significativa para a Gol”.


As novas instalações elevaram a capacidade do centro para até 120 aeronaves por ano.


O complexo e a relação com o meio ambiente


Uma das principais preocupações da Gol desde a primeira fase do complexo é com o meio ambiente. Para isso o Centro de Manutenção de Aeronaves conta com os mais modernos métodos de proteção ao meio ambiente, que envolvem reciclagem, tratamento de resíduos e reaproveitamento dos recursos. Em 2003 a companhia criou o projeto chamado “Passando a Limpo”, que consiste em métodos inteligentes de limpeza das aeronaves. Anteriormente, a lavagem de um avião consumia em média, mil litros de água. Com a limpeza a seco passaram a ser gastos apenas cem litros, reduzindo o consumo e o despejo de água suja na rede de esgoto. A quantidade do recurso poupado por aeronave é o suficiente para abastecer, diariamente, uma família composta por dois adultos e duas crianças.

Principais atividades do setor ambiental do Centro de Manutenção:

- Controle Ambiental
- Gerenciamento de resíduos sólidos, com definição de coleta e tipo de destinação final
- Tratamento e monitoramento de efluentes
- Controle e monitoramento de emissões atmosféricas
- Acompanhamento e elaboração de relatórios mensais, semestrais e anuais de cumprimento de condicionantes de licença ambiental
- Reporte de impactos ambientais e desempenho ambiental para órgãos públicos
- Treinamento de colaboradores sobre o Meio Ambiente
- Avaliação ambiental dos produtos químicos utilizados no Centro
- Suporte nas atividades envolvendo produtos e processos químicos
- Obtenção e renovação de licenças ambientais
- Suporte em projetos de novos empreendimentos, acompanhamento de obras e licenças para construção.

Do total de resíduos, a Gol reaproveita 20% dos que seriam incinerados, transformando-os em matéria prima industrial, e doa 25% dos resíduos compostos como materiais recicláveis. Além do ganho ambiental, com a redução dos impactos ao meio ambiente, a companhia obteve redução de custos com descarte de resíduos de 53%¨por aeronave atendida no hangar em relação ao ano de 2007, e de 28% nos custos com descarte por quilograma de resíduo gerado. No ano de 2008 a Gol reciclou e reutilizou 18% de papel; 5,98% de plástico; 27,40% de metal; 39,87% de produtos químicos, querosene e óleo; e 8,87% de carpetes.


A cerimônia de inauguração



A nova fase do Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol Linhas Aéreas começou na manhã desta quinta-feira, com a presença de cerca de 800 convidados, entre funcionários, políticos, membros do trade, jornalistas e parceiros da companhia. O presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, e o vice presidente Técnico, Fernando Rockert de Magalhães receberam o apoio do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, do vice-governador Antônio Anastasia e da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Solange Paiva Vieira.


Solange Vieira, presidente da ANAC; Aécio Neves, governador de Minas Gerais; Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol.


Fernando Rockert, vice-presidente técnico e Constantino Júnior.


Governador Aécio Neves e Solange Vieira.


Executivos da Gol cumprimentam as autoridades (esq.) e o cenário da cerimônia pouco antes do início.


Após a cerimônia, o governador Aécio Neves comentou sobre a necessidade de expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Segundo ele, trata-se de uma preocupação gravíssima que deve sempre vir a tona. Algumas obras que vem sendo solicitadas há anos ainda não saíram do papel. Em 2009 foi assinado o protocolo de intenções com a Infraero para a construção do terminal 2, mas não houve ação concreta da estatal, nem sequer para apresentar o projeto executivo. Ainda segundo o governador, a idéia é avançar com as obras de ampliação do terminal 1, para 7 milhões de passageiros/ano e também iniciar as obras do segundo terminal.


Governador Aécio Neves aproveitou para reforçar as cobranças.

“O aeroporto não pode seguir uma lógica, isso infelizmente hoje no Brasil é a lógica seguida, que a partir do crescimento da demanda é que se viabilizam as obras. Não, nós temos é que garantir e ampliar a oferta, para a partir daí buscar a demanda. Então, no Brasil, infelizmente na questão aeroviária, nós estamos dando passos de ‘cágado’, sem qualquer objetividade e sem qualquer ousadia. Confesso a vocês que de todas as questões tratadas nesse governo, a aeroviárias hoje é a que mais me preocupa, a omissão até agora da Infraero nesses investimentos”, afirmou Aécio Neves.


Novidades da companhia para os próximos meses



Em entrevista coletiva, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, anunciou algumas ações da companhia para o ano de 2010. A empresa estará ampliando sua presença no mercado de fretamento, utilizando todas as cinco aeronaves Boeing 767-300, que serão configuradas com 262 assentos em classe única. Segundo ele, tal configuração reduz o custo por assento e torna a Gol imbatível nesse tipo de operação. Além dos voos já relizados em 2009 para Cancun, existe a previsão de fretamentos para os Estados Unidos e Europa. Ainda segundo o executivo, essa será a única destinação do modelo na frota da Gol e ao término dos contratos dessas aeronaves, não existe intenção de que elas continuem compondo a frota.

Outra novidade que está sendo trabalhada pela empresa é o check in pelo celular. Com este serviço, o passageiro receberá no seu aparelho uma mensagem em código de barras, contendo todos os dados do bilhete. No aeroporto o cliente emitirá o cartão de embarque através da validação do código por leitores óticos localizados no saguão.

Ainda em 2010 a Gol dará início a celebração dos seus 10 anos de existência, a serem completados em 15 de janeiro de 2011. Diversas ações serão promovidas a partir do segundo semestre, finalizando com a comemoração da data no próximo ano.



Mais fotos


Hangar 1 recebendo um Boeing 737-700 e um 737-300.

Aeronaves no hangar 1 (esq.) e programação da manutenção.



Estoque de motores (esq.) e faixa comemorativa pelo recebimento do 50º Boeing 737-800SFP, PR-GGX, incorporado à frota no começo de março.

Pátio do complexo (esq.) e Boeing 737-800SFP, matrícula PR-GGZ, recebido no último domingo.

Boeing 767-300ER PR-VAB (esq.) e Boeing 737-700 PR-GOB.

Boeing 737-800SFP PR-GGZ, Boeing 737-300 PR-GLM e GLM (esq.) e Boeing 767-300ER PR-VAB.

Boeing 737-700 no hangar 2, de pintura (esq.) e Boeing 737-300 PR-GLE passando por check no hangar 1.

Cabines destinadas a pintura de partes, localizada na nova área.


< Voltar ao início

10 comentários:

Unknown disse...

Meu grande amigo, Lucas compartilhei com você oras antes do evento, a credencial sua para o evento. E só tenho ah dizer parabéns sempre pelo show. O país graças a deus agradeçe por entusiastas e pessoas de calibre incompáraveis como sua pessoa.

Igor Santorsula.

Luiz_USA disse...

Parabens ao CNFAOVIVO por mais essa brilhante cobertura. É mto bom ver o aeroporto crescendo a cada dia e junto com ele o site, que tem melhorado cada dia mais.
Sempre tenho acompanhado e fico impressionado com o numero de acessos e a satisfacao das pessoas, sinal de que estao no caminho certo.
Esperamos essa certificacao por parte do FAA o mais rapido possivel, o que com certeza será um gde passo pra CNF e pra GOL, e sonhando quem sabe um dia, com o principal hub da empresa no Brasil.

T-6D disse...

Parabéns ao CNF ao Vivo por mais essa excelente reportagem cobrindo o que de mais importante acontece no cenário do aeroporto de Confins. Realmente salta aos olhos o profissionalismo com que site acompanha os fatos , sem sensacionalismos mas da forma que deve ser , correta. Estão no caminho certo sem dúvida.
Ao Lucas , aproveitou bem o acesso ao CEMAN ? Fotos excelentes para variar.

Valeu,

Unknown disse...

Parabéns a GOL e ao CNF AO VIVO pela bela matéria e fotos!!!

Abraços

tassio disse...

Excelente artigo com o apropriado destaque ao governo do estado que tem a perspectiva correta na ampliacao da infrastrutura de transporte aereo em BH.

Unknown disse...

Lindas fotos... parabens pelo site. Como voce tem acesso a esta area?
E voce sabe o que vao fazer com os B733, que eles tao todos pintados de branco, sera pintado nas cores da VARIG?

Diego disse...

Foram retirados de operação. Serão devolvidos. Abs.

Anônimo disse...

nem sei se pode ficar divulgando por aí imagens internas...

Diego disse...

Todas as fotos foram feitas na visita guiada por dois diretores da companhia, chefes do centro de manutenção e em momento algum houve recomendação contrária a cobertura fotográfica. E embora nossa matéria tenha sido mais abrangente, não fomos o único meio que divulgou fotos desse teor. Abs.

Unknown disse...

A Gol investindo em CNF, Azul novos voos diretos p/ Fortaleza, Recife e Porto Alegre, Tam para Natal, Webjet para brasilia e Trip para Porto Alegre, Sao Luis, Belem e Carajas. Mais investimento da Infraero nada.